Habilidade artística, comprometimento e sensibilidade.

O ocularista é o profissional especializado no atendimento do paciente monocular e na arte da confecção de prótese ocular individualizada.

A formação desse profissional deve equilibrar vários aspectos da confecção de uma prótese artesanal individual. Deve também ser ampla e cuidadosa, realizada de forma responsável para garantir um atendimento ético e resultados duradouros.

Qual é a formação mais relevante para um Ocularista?

A Sociedade Americana de Ocularistas é a organização mais reconhecida no mundo para se tornar um Ocularista Graduado.

A Sociedade Americana de Ocularistas (ASO) é uma organização profissional que foi criada por um grupo de ocularistas americanos qualificados em 1957. Seu objetivo é promover padrões elevados através da pesquisa e educação no campo da prótese oftalmológica.

Através de seus programas formais de educação, treinamento e educação continuada já capacitou centenas de Ocularistas em todo o mundo.

Marilia Silveira, Ocularista da Oculart, participa do programa de capacitação que dura mais de 7 anos de dedicação e estudos intensos.

Como se tornar um Ocularista?

Não há escolas no Brasil que disponibilizem a formação completa para Ocularista. O programa específico mais relevante é desenvolvido pela ASO - Sociedade Americana de Ocularistas nos EUA. O Programa de formação em Oculatista ASO requer que o aprendiz estrangeiro estude todos os aspectos teóricos das próteses oculares, atenda aos congressos internacionais e complete:

 
1000<br><span style="font-size: 18px; padding: 4px; line-height: 20px;">horas em treinamento prático durante o período de formação.</span>
 
 
750<br><span style="font-size: 16px; padding: 4px; line-height: 20px;">créditos no decorrer de 7 anos.</span>
 

Através de seus programas formais de educação, treinamento e educação continuada a ASO já capacitou centenas de Ocularistas em todo mundo. Marília Silveira, ocularista da Oculart, é a única brasileira a participar do Programa de formação em Ocularista ASO.


Como eu encontro um bom ocularista?

Não há leis que regulem as atividades dos ocularistas no Brasil. Por isso, é necessário estar atento ao escolher o profissional para confeccionar sua prótese ocular.

O passo mais importante é verificar as certificações e qualificações do profissional e de sua clínica. É necessário que o profissional possua curso técnico em óptica e optometria, treinamentos relevantes do setor e esteja vinculado ao CROO (Câmara Regional de Óptica e Optometria).

Fale conosco